Monday, August 15, 2011

Feriado da Assunção de Maria

Hoje é feriado católico, mais um, neste país que se orgulha de ser um Estado laico. Muita gente certamente não sabe, infelizmente, o porquê de hoje ser feriado. Com muito gosto eu informo os incautos e os distraídos que hoje é o dia em que a Igreja comemora a solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria.

A Igreja Católica ensina que a subida de Nossa Senhora aos Céus em corpo e alma é um dogma, doutrina esta dogmatizada pela infabilidade papal de Pio XII no dia 1 de Novembro de 1950, na sua Constituição Apostólica Munificentissimus Deus. A Assunção da Virgem Maria pode ser deduzida de algumas passagens implícitas da Sagrada Escritura, mais precisamente no livro do Apocalipse, quando o apóstolo João vê a Virgem glorificada e coroada de estrelas, bem como quando a vê com asas sendo levada aos Céus para longe do Dragão: "E viu-se um grande sinal no céu, uma mulher vestida do sol e tendo a lua debaixo dos seus pés, e na sua cabeça havia uma coroa de doze estrelas, e ela estava grávida. E ela clama nas suas dores e na sua agonia de dar à luz."

Apesar de tudo, Portugal continua a ser um país com uma forte tradição católica, por muitos que sejam os ateus, os agnósticos e até mesmo os pagãos. No entanto, não posso deixar de dar razão a todos aqueles que defendem a remoção dos feriados católicos em nome da laicidade do Estado. Quanto mais não seja por existirem muitas pessoas que se afirmam católicas de boca para fora e que durante estes benditos feriados preferem dar importância a tudo menos às celebrações religiosas, como por exemplo ir à praia. Poderíamos também, já agora, ir mais longe nesta questão e chegarmos ao ponto de razer um referendo para a remoção das quinas - que simbolizam Portugal enquanto Nação Fidelíssima - da bandeira nacional.

No comments:

Post a Comment