Sunday, August 21, 2011

Portugal é vice-campeão do mundo

Portugal perdeu com o Brasil por 3-2 na final de Bogotá do campeonato do mundo de sub-20. O brasileiro Óscar foi o herói da partida ao apontar três golos, os últimos dois muito consentidos pelo guarda-redes Mika, eleito o melhor guarda-redes da competição, impedindo que Portugal conseguisse levar a decisão à lotaria das grandes penalidades depois de dois golos para cada lado no final do tempo complementar.

Se a vitória do Brasil no campeonato foi justa? Foi, pois o Brasil é uma excelente equipa, com grandes jogadores. Mas Portugal também podia ter ganho, e caso isso tivesse acontecido, também seria mais que justo. O Brasil entrou praticamente na partida a ganhar, com o primeiro golo de Óscar a ser marcado ainda nos primeiros cinco minutos de jogo (ainda que na verdade tenha sido autogolo de Sérgio Oliveira), mas Alex empatou a partida menos de quatro minutos depois. Pouco depois o Brasil teve uma bola nos ferros da baliza de Mika, mas o jogo acabou mesmo por ir empatado para o intervalo. No segundo tempo, Portugal adiantou-se no marcador através de Nélson Oliveira (o puto é mesmo craque e tem de ficar no Benfica e, quiçá, ser titular!), aos 59 minutos, com um remate rasteiro e também com a colaboração do guarda-redes brasileiro Gabriel, que ficou mal na fotografia. Depois foi a vez de Mika não querer ficar atrás do guardião contrário e consentiu o golo do empate a Óscar depois de ter cometido a infantilidade de defender a bola para a frente. Antes disso Portugal podia ter chegado ao 3-1 e matado o jogo. O cansaço evidenciado por Portugal acabou por ser a chave do fracasso - os brasileiros tiveram menos tempo de descanso e mesmo assim estavam mais frescos! O prolongamento foi portanto um autêntico castigo para Portugal, já com os seus jogadores sem forças, mas ainda assim pertenceu à equipa das quinas a melhor oportunidade da primeira parte do tempo suplementar: Caetano, o jogador mais fresco da equipa naquela altura, correu dezenas de metros sozinho e, frente a frente com Gabriel, permitiu a defesa por instinto do brasileiro. Esse foi, contudo, o canto do cisne de Portugal, que rebentou. Aos 111 minutos, Óscar carimba a vitória brasileira com um grande remate que acabou por meter a bola dentro da baliza de Mika. Aposto que ele até agora ainda não sabe como é que o fez, pois ele parece querer cruzar para a área e a bola descreveu um arco que acabou por bater novamente Mika, que estava ligeiramente adiantado.




Perante cerca de 45 mil espectadores presentes no estádio El Campin, o Brasil sagrou-se pentacampeão mundial de sub-20 (ainda assim não igualou o seu grande rival Argentina) e Portugal permanece como a equipa europeia com mais títulos mundiais conquistados: dois. Quem sabe da próxima Portugal, já certamente com outros jovens jogadores, não consiga finalmente o tão desejado tricampeonato mundial. O sentimento de orgulho acaba por superar a desilusão, pois afinal poucos eram os que acreditavam no início da competição que Portugal conseguisse chegar onde chegou. Portugal está de parabéns pelo brilhante percurso que fez na Colômbia. Parabéns aos nossos rapazes por terem dado tudo e feito com que o país inteiro sonhasse, dignificando e bem a nação que representam! Tinha dito que se Portugal vencesse o Mundial eu compraria a actual camisola da selecção nacional. Portugal perdeu, mas sabem que mais? Vou comprar a camisola na mesma. Duas, até.

Viva Portugal!

No comments:

Post a Comment