Friday, August 26, 2011

Sporting e Sporting de Braga «in»; Vitória de Guimarães e Nacional «out»

Das quatro equipas portuguesas que estavam a disputar o acesso à Liga Europa, duas conseguiram e duas falharam. Sem grandes surpresas, os três clubes ditos grandes e o actual quarto grande seguem em frente nas competições europeias.



O Sporting venceu por 2-1 os dinamarqueses do Nordsjaelland em Alvalade num jogo muito complicado onde o desperdício por parte dos jogadores leoninos foi a nota dominante. Foi preciso esperar até ao último quarto de hora do jogo complementar para o Sporting marcar, finalmente, um golo à fraquinha equipa dinamarquesa, golo marcado por André Santos. A 7 minutos do fim, o brasileiro Evaldo, algo trapalhão, fez o segundo golo e o sofrimento leonino só não acabou até ao apito final porque Laudrup conseguiu o tento de honra já nos descontos. No ar ficou a ideia que o problema do Sporting não é a equipa nem o treinador, mas sim estrutural. Agora na fase de grupos da Liga Europa o Sporting vai defrontar a Lázio de Roma, o Zurique da Suíça e o Vaslui da Roménia.



O Sporting de Braga arrancou um empate a duas bolas em Berna, Suíça, frente ao Young Boys, depois de um empate a zero na pedreira de Braga. Os arsenalistas adiantaram-se no marcador aos 24 minutos através de Hélder Barbosa, mas na segunda parte Mayuka empatou para os suíços. Mesmo em vantagem na eliminatória, o Sporting de Braga voltou a marcar, aos 78 minutos, por intermédio do brasileiro Lima, mas Farnerud amenizou a eliminação suíça a 9 minutos dos 90. O Sporting de Braga vai agora ter de jogar na fase de grupos com os belgas do Club Brugge, os ingleses do Birmingham (que eliminaram o Nacional da Madeira) e os eslovenos do Maribor.



O Vitória de Guimarães foi copiosamente derrotado no estádio D. Afonso Henriques pelo Atlético de Madrid, ainda sem Falcao (não foi inscrito na Liga Europa), por 4-0. Os colchoneros adiantaram-se no marcador através de uma grande penalidade inventada pelo ex-benfiquista Salvio logo aos 2 minutos e bem convertida por Gabi. Adrian Lopez bisou aos 18 e 60, o ex-benfiquista Reyes teve um remate ao poste de Nilson e Salvio fechou a contagem aos 81. Na ressaca da derrota europeia, e depois de tantos desaires no início da época, Manuel Machado abandonou o comando técnico dos vimaranenses.



O Nacional da Madeira também foi goleado, por 3-0, em Inglaterra, frente ao Birmingham que milita no segundo escalão local. O melhor jogador em campo foi Ellison, o guarda-redes da equipa madeirense, e isso diz tudo. O Nacional vai agora defrontar o Benfica na segunda-feira para o campeonato e certamente não será pêra doce para os encarnados, pois essas equipas só são boas é a fazer frente ao Glorioso em Portugal.



Quanto à Liga dos Campeões, o Benfica vai defrontar o Manchester United, o Basileia e o Otelul no grupo C. O "fóculporto" ficou no grupo G juntamente com o Shakhtar, Zenit e Apoel.

No comments:

Post a Comment