Tuesday, September 27, 2011

Detectados 20 crimes itinerantes

Nos últimos dois anos, a PSP deteve várias pessoas e identificou 20 fenómenos criminais itinerantes, que se caracterizam por roubos de carros e lojas cometidos por grupos criminosos com ramificações no estrangeiro.

Segundo o comissário Tito Fernandes, do Departamento de Investigação Criminal da PSP, que falava esta terça-feira no seminário ‘Crime sem Fronteira’, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, "este tipo de criminalidade é transaccional e inclui na rede portuguesa e estrangeiros. Dos 20 fenómenos criminais monitorizados, todos têm ramificações no estrangeiro".

Destaca-se os roubos por carteiristas, roubo de cobre, roubo com arrombamento a estabelecimentos comerciais, entre os quais perfumarias e ourivesarias, e o "cash trapping" - furto de dinheiro através da utilização de uma placa metálica no dispositivo de saída de notas numa máquina de ATM.

O comissário garantiu que a PSP tem o "fenómeno controlado, tendo já desde o início sido detidas 12 pessoas, das quais duas já foram condenadas".

A questão dos crimes cometidos contra estabelecimentos comerciais por grupos criminosos itinerantes tem sido uma das grandes preocupações na agenda política europeia, nomeadamente devido aos elevados prejuízos que provoca nos lojistas dos países membros da União.

Globalmente, em todos os Estados-membros, estima-se que os grupos criminosos itinerantes tenham causado prejuízos acima dos 7,6 mil milhões de euros.


Fonte: Correio da Manhã

No comments:

Post a Comment