Monday, September 12, 2011

Notas soltas

O astrónomo português Nuno Cardoso Santos, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, integra uma equipa internacional de 350 peritos que anunciou a descoberta de 50 novos exoplanetas, ou seja, planetas que orbitam em torno de outra estrela que não o Sol. A descoberta foi revelada na conferência internacional Extreme Solar Systems II, a decorrer nos Estados Unidos. Entre os exoplanetas descobertos encontram-se 16 novas super terras, uma das quais na zona de habitabilidade da sua estrela. A descoberta foi feita com o auxílio do espectrógrafo HARPS (High Accuracy Radial Velocity Planetary Search), um equipamento responsável pela detecção de cerca de 2/3 de todos os planetas com massa inferior à do planeta Neptuno. "Estas descobertas mostram que estamos no bom caminho. O HARPS já superou todas as expectativas e é o instrumento com mais detecções de super terras. Isto promete um futuro risonho e cheio de sucesso para o seu sucessor, o Espresso (Echelle Spectrograph for Rocky Exoplanet and Stable Spectroscopic Observations)", comentou Nuno Cardoso Santos.

O actor Andy Whitfield, de 39 anos e protagonista da série de TV "Spartacus", morreu este domingo em Sydney, Austrália, vítima de um linfoma. Segundo o sítio americano TMZ, Andy morreu nos braços da mulher, Vasti, que num comunicado chamou o marido de "jovem e bonito guerreiro", acrescentando que ele morreu "numa bonita manhã ensolarada de Primavera em Sydney, cercado pela sua família": "Obrigado a todos os fãs, cujo amor e apoio o ajudaram a chegar até aqui. Ele será lembrado como o pai, marido e homem inspirador, corajoso e gentil que era". Andy preparava-se para gravar a segunda parte da série quando lhe foi diagnosticado o linfoma.

Em França, uma explosão numa central nuclear de tratamento de resíduos de Marcoule provocou um morto e quatro feridos, um deles em estado grave. O Ministério da Energia francês confirmou a ausência de fuga radioactiva. "Segundo as primeiras informações, trata-se da explosão de um forno que serve para fundir detritos radioactivos metálicos de fraca e de muito fraca actividade", indicou a Autoridade de Segurança Nacional, que activou o seu centro de emergências após o acidente. De acordo com um porta-voz da EDF (Electricité de France), o ocorrido no local explorado por uma filial da eléctrica, a Socodei, "é um acidente industrial e não um acidente nuclear": "O incêndio que deflagrou após a explosão já foi controlado". Alguém em França ainda se lembra do que aconteceu em Fukushima?

O chinês Wu Zhiming, que era vice-secretário-geral do governo da província de Jiangxi, foi preso na sua cama ao ser apanhado com duas mulheres. Ao lado deles estavam preservativos, comprimidos de Viagra e dois "diários do prazer", conforme noticiou o sítio China Hush. Num dos diários estavam informações pessoais de 136 mulheres, incluindo a frequência das relações sexuais, o local dos encontros e o nível de satisfação do sexo. No segundo diário, Wu guardava nas páginas amostras dos pêlos púbicos das gajas com quem dormia. O objectivo de Wu era fazer sexo com pelo menos mil mulheres até 2015 (sendo que 1/3 delas não poderiam ser profissionais do sexo) e, como consequência, foi expulso do Partido Comunista Chinês e demitido da função pública.

Depois de um "vampiro com 500 anos", foi a vez de uma "vampira" ser presa, em St. Petersburg, no estado norte-americano da Flórida. Uma mulher de 22 anos, Josephine Smith, que se autodenomina "vampira", mordeu o rosto e o pescoço de Milton Ellis, um senhor de 69 anos, que estava a dormir na sua cadeira de rodas do lado de fora de um restaurante. Este, quando acordou, encontrou Josephine em cima dele que lhe disse que era uma vampira e começou a mordê-lo. Chamada ao local, a polícia encontrou a suspeita seminua no restaurante. Ela disse aos agentes que não tinha ideia sobre o que tinha acontecido.

Em Roterdão, Holanda, uma mulher de 42 anos foi processada por ligar mais de 65000 vezes para o ex-namorado no período de um ano. O homem não suportou as insistentes chamadas e, em Agosto, accionou a Justiça em Haia. A polícia apreendeu vários telemóveis e computadores em casa dela, ficando ela desde já proibida de ligar para o seu ex.

A companhia finlandesa Neapo Oy construiu o primeiro edifício transportável do mundo. O edifício tem três andares, 33 metros de comprimento, 12 de largura, 12 de altura e tem também uma área útil de 864 metros quadrados. A empresa pretende agora exportar esta nova tecnologia para outros países, principalmente para os da Ásia onde os terramotos são frequentes. "Acreditamos que os nossos prédios com estrutura de aço podem interessar às construtoras asiáticas, já que são resistentes a terramotos", afirmou Olli Vuola, o chefe-executivo da Neapo Oy.

Na China, dois jovens estudantes foram apanhados a ter relações sexuais numa sala de aula da universidade de Hebei. A cena, filmada por uma câmera oculta, dura cerca de 15 minutos e já foi reproduzida em diversos sítios e blogues. A cena aconteceu durante a hora de almoço.

Na Califórnia, um homem tentou assaltar uma loja de conveniência, 7 Eleven (que saudades que eu tenho dessa rede de lojas!), fantasiado de personagem infantil, o Gumby. O suspeito afirmou ao funcionário da loja que tinha uma arma por baixo da fantasia e pediu que ele lhe passasse o dinheiro da caixa. À polícia de San Diego o funcionário contou que não conhecia Gumby e descreveu o suspeito como "alguém fantasiado de Bob Esponja", mas de cor verde. Como ele não tinha levado o assalto a sério, uma vez que estava ocupado a limpar a loja, o fantasiado ficou atrapalhado e, para além de não ter conseguido assaltar a loja, ainda deixou cair 27 centavos, que não conseguiu apanhar do chão por causa da fatiota, e fugiu. O detective Gary Hassen, que está a investigar o caso, afirmou que a polícia está a levar o caso a sério e que está a oferecer uma recompensa de mil dólares por pistas sobre o suspeito.

Um estudo realizado pela Associação Portuguesa de Higienistas Orais (APHO) revela que quatro em cada dez portugueses vão apenas ao dentista quando têm dores na boca. O estudo revela também que mais de 80% dos 1256 inquiridos lavam os dentes mais do que uma vez por dia: 51% lavam os dentes duas vezes por dia e 23% três ou mais vezes. No que diz respeito ao complemento da higiene oral, 29% dos inquiridos usam elixir, 15% usam fio dentário e 9% o flúor.

No comments:

Post a Comment