Wednesday, September 14, 2011

Querem levar o Papa a tribunal!

A SNAP (Rede de Sobreviventes dos que Sofreram Abusos por Padres) - uma organização não governamental norte-americana que conta com membros dos EUA, Alemanha, Holanda e Bélgica - quis entrar para a história ao apresentar uma queixa "por crimes contra a humanidade" ao Tribunal Pena Internacional (TPI) de Haia, na Holanda, contra o Papa Bento XVI! Um comunicado do grupo diz que há um dossier de "mais de 20 mil páginas de material de apoio, que consiste em relatórios, provas de crimes de clérigos católicos cometidos contra crianças e adultos vulneráveis". Para além de Bento XVI, estão também na calha o reitor do Colégio dos Cardeais Angelo Sodano, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcissio Bertone, e o chefe da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal William Lavada, por serem "responsáveis pela tortura física e psicológica de vítimas por todo o mundo, tanto pela responsabilidade na linha de comando, como por encobrirem directamente crimes", segundo Pam Spees, a principal advogada da organização... que, curiosamente, também conta com membros que assumem ter sido vítimas de rabis e pastores protestantes (ah? E cadê a queixa-crime contra os líderes do Judaísmo e do protestantismo?). Na Alemanha, onde o Papa vai estar dentro de dias, uma associação de vítimas de sacerdotes católicos pedófilos pediu ao arcebispado de Berlim para enviar os registos de pedofilia em sua posse ao TPI.
Por muito que eu me solidarize com as vítimas de abusos cometidos pelos violadores repugnantes que eram sacerdotes - coisa que em tempos idos se resolvia com a prisão perpétua desses sacerdotes, por traição dos seus votos de forma muito grave, num buraco para meditarem sobre os seus pecados sem nunca mais voltarem a ver ninguém nem a luz do sol; ou então com a fogueira em praça pública -, não consigo compreender o porquê de haver quem queira responsabilizar de forma canalha, quiçá aproveitando o sofrimento alheio, o Papa e a Cúria Romana, que fica no Vaticano, ao invés de investigar as denúncias de pedofilia nos exactos lugares onde ela de facto ou supostamente se deu. A SNAP quer que Joseph Ratzinger tenha "a responsabilidade directa e superior pelos crimes contra a humanidade, por estupro e outras violências sexuais cometidas em todo o mundo" (ah? Em todo o mundo?)! Isso não é propriamente algo (embora equivocado) que tenha um mínimo de lógica, como por exemplo uma suposta recusa em denunciar às autoridades um suposto caso que poderá ter acontecido em algum lugar onde o então bispo Ratzinger fosse directamente responsável na altura. Isso de acusar o Papa de ter "responsabilidade directa" pelos casos de abusos sexuais ocorridos em todo o mundo é como acusar a Angela Merkel pelos crimes cometidos pelos alemães nazis na Europa. A ideia, claro, é parva. Todavia, o ódio cego e irracional que muitas pessoas nutrem pela Santa Igreja perdem completamente a noção do ridículo quando se trata de usar todo e qualquer tipo de meio possível para caluniar aquela que é a responsável pela superior civilização ocidental. Esse processo infame não surtirá efeito algum. Os cães ladram e a caravana.
No entanto, vale a pena meditarmos sobre o seguinte: antes do advento de Cristo, a Igreja Católica deverá passar pela provação final que abalará a fé de muitos fiéis.

No comments:

Post a Comment