Saturday, September 17, 2011

Freira combate o laicismo

Uma jovem freira de nome Ana Verónica, oblata da congregação de São Francisco de Assis em Paris, dá aulas de filosofia no liceu Carnot, da capital francesa. Recentemente ela foi convocada para uma reunião de professores de filosofia da escola, com o objectivo de combinar a correcção de muitas provas da disciplina que ficaram por corrigir no final do passado ano escolar, e ela apresentou-se na reunião como se apresenta sempre, ou seja, com o hábito completo do instituto religioso ao qual pertence, o que acabou por irritar profundamente os professores laicos e esquerdistas. Esses acusaram Ana Verónica de atentar contra a laicidade de "forma caricata e ofensiva", comparando o hábito da freira com o véu islâmico (ah? Se fosse um véu islâmico fariam mesmo igual alarido?) e exigindo que a mesma seja expulsa da instituição de ensino, mas a direcção da escola nada fez porque sabia perfeitamente que não há nenhum impedimento legal para que a freira se vestisse como se veste. "Você poderia ser mais discreta", desabafou uma professora laica, ao que Ana Verónica disse: "Eu não posso fazer melhor nem pior. Eu devo levá-lo (o hábito)".
Numa carta publicada pelo jornal parisiense La Croix no passado dia 13 de Julho, Ana Verónica respondeu aos seus detractores dizendo que "Comparecer agora doutra maneira, sem o hábito religioso, é uma coisa impossível para mim, pois eu não uso mais outros vestidos que não sejam os da minha congregação religiosa. Eu não sou religiosa por horas. Fazemos profissão para viver seguindo Cristo até à morte. Esta consagração religiosa inclui todas as dimensões do nosso ser: corpo, coração, alma e espírito". A carta termina assim: "Nós sabemos que o nosso hábito não deixa indiferentes as pessoas. Ele é um testemunho da presença de Deus. Por meio dEle nós relembramos, de modo silencioso mas eloquente, que Deus existe neste mundo que se obstina a não querer pensar nem sequer na possibilidade da transcendência divina. Mas, Jesus diz-nos no Evangelho que o servo não é maior que o senhor. Vós conheceis a continuação? 'Se Me perseguiram a Mim, também vos perseguirão a vós outros' (João 15, 20). E Jesus acrescentou: 'Tudo isto, porém, vos farão por causa do Meu nome, porquanto não conhecem Aquele que Me enviou' (João 15, 21)".
Irmã Ana Verónica, um excelente exemplo de Fé e de coragem.

No comments:

Post a Comment